Wardner Maia frisa importância da adoção do IPv6



A primeira palestra do iBusiness 2018 foi feita pelo presidente do LACNIC, Wardner Maia. Também participaram do painel o presidente da REDETELESUL, Rosauro Baretta, e o conselheiro da associação, Marcelo Siena.

Wardner Maia lembrou que o mercado vive uma escassez do IPV4 e que é preciso administrar a abundância do IPv6, modelo que disponibiliza 340 undecilhões de endereços. Segundo ele, muitos acreditam que o IPV6 não vem sendo implantado em larga escala, o que não é uma realidade.

A projeção é de que, em 2020, haverá mais de 20 bilhões de dispositivos de internet das coisas e não há IPv4 disponível para atender este mercado. A adoção do IPv6, que foi criado há 20 anos, só começou a decolar em 2012, com o fim do IPv4.

Maia disse que países como Estados Unidos e Alemanha já tem 40% de tráfego de dados em IPv6. No Brasil, o número ainda é de 26% e está restrito às grandes operadoras. O dirigente alertou que os provedores regionais também devem começar a adotar o IPv6.

Para fazer a transição, é preciso que o provedor utilize o CGNAT (Carrier Grade NAT), um tradutor de endereço de internet, ou seja, ele compartilha um IP público e dinâmico com mais de um usuário para poder suprir a demanda. Mesmo com este compartilhamento, é mantida a privacidade e ainda identificar possíveis crimes virtuais por meio do próprio IP. Maia explicou como o provedor pode identificar o IP do usuário em caso de uma notificação judicial.

O presidente do LACNIC detalhou como os provedores devem fazer a implantação do IPv6. Ele comentou que muitos não implementam por medo do desconhecido e pelo grande trabalho que a mudança exige. Mas, ponderou que o IPv6 é muito mais fácil de administrar do que o IPv4.

Maia frisou ainda que as técnicas de CGNAT têm que ser vistas apenas como uma ferramenta de transição e os provedores não podem se acomodar com a situação atual, pois com o crescimento da internet, mesmo o CGNAT pode não suprir as necessidades. “Daí, a importância de paralelamente, trabalhar firme na implementação do IPv6”, sentenciou.


  WhatsApp