Sam Jolen mostrou aos empresários como fazer grandes mudanças na vida

Sam Jolen ex-operário explicou ao público do iBusiness como se tornou empresário, palestrante e treinador de Programação Neurolinguística (PNL). Segundo Jolen, na juventude ele aprendeu que não era bom sonhar muito “para não se iludir”. Mesmo assim, ele ansiava por algo novo. Foi assim que Jolen foi parar no Japão como dekassegui e passou a trabalhar como operário em uma fábrica.

Apesar de trabalhar muito e ganhar de três a quatro mil dólares por mês, Jolen sentiu que não estava feliz. Sua vida mudou quando estava em um consultório e viu um homem aguardando o médico, acompanhado da filha. De repente, o homem teve um ataque e morreu.

Naquele momento, Jolen disse que começou a se perguntar se aquilo poderia acontecer com ele caso continuasse a trabalhar em excesso na linha de montagem da fábrica. Foi naquele dia que ele decidiu voltar ao Brasil. Em sua casa, o jovem procurou o conselho do pai para saber o que deveria fazer com o dinheiro e com a vida.

O conselho do pai foi na forma de um questionamento: “por que você não investe em algo que você vai pagar uma vez na vida e ninguém vai te tirar, que é a educação?” Para Jolen, o pai queria que voltasse à universidade. “Mas, eu fui estudar empreendedorismo. Fiz muitos cursos e aprendi muita teoria. Só não sabia colocar em prática”.

Jolen disse que conseguiu “se libertar” quando passou a estudar programação neurolinguística. A primeira mudança foi esquecer a timidez. “Eu passei a controlar os medos internos e comecei um empreendimento, uma startup de alimentação, ou seja, uma barraquinha de chocolate que funcionava na frente da loja de um tio.

Jolen alcançava uma boa remuneração com a barriquinha, mas sentiu que a atividade não tinha futuro. Assim, vendeu o negócio e se aprofundou no PNL. Depois, foi trabalhar em uma empresa multinacional, morando na Itália e Alemanha. Ele trabalhou em um ritmo alucinante e colocou em prática tudo o que sabia do PNL, até que se tornou sócio da empresa.

O palestrante conta que, para evoluir na vida, coloca em prática o conceito japonês Kaizen, que significa “melhora contínua”. Segundo ele, o segredo para fazer coisas incríveis é persistir e melhorar constantemente. “Eu fui aprendendo estratégias de sempre fazer melhor de maneira continuada e, com isso, aos 27 anos eu ganhei meu primeiro milhão de dólares”.

Sam Jolen frisa que só conseguiu crescer pessoal e profissionalmente graças ao PNL. Ele explicou que as pessoas projetam nas outras os seus limites e generalizam o que seus semelhantes podem fazer na vida. A programação neurolinguística, diz ele, é capaz de alterar esse fluxo natural da vida.

Sam diz que, em geral, as pessoas focam em quatro direções básicas: a primeira é para o passado e isso pode levar a pessoa a ficar chateada, triste. “As pessoas podem olhar para o passado, mas de forma estratégica, para se lembrar de alguma lição”. A segunda direção é pensar apenas no futuro, o que segundo ele também não é bom pois a pessoa não aproveita o presente.

Outra direção é pensar e sofrer com o que os outros pensam sobre ela, o que não a deixa crescer. Faz com que perca oportunidades na vida. “Para acreditar mais em nós mesmos, temos que pensar menos no eu”. A quarta direção e o segredo do sucesso é ficar no presente.


  WhatsApp