Redetelesul debate nova regulamentação com a Copel
Reunião Copel

Diretores da Associação de Provedores de Internet do Paraná e Mato Grosso do Sul se reuniram com técnicos da Copel Energia no último dia 30 de junho. Eles discutiram a elaboração, em curso na Copel, de uma nova regulamentação técnica que afetará o dia a dia dos provedores de internet, entre outros assuntos.

A Redetelesul foi representada pelo presidente Rosauro Baretta e pelo diretor Bene Matos. Pela Copel Energia, estiveram presentes Felipe Gabardo Cardoso, supervisor do setor responsável pela gestão dos contratos; Vinícius Rodrigues da Silva, da área de procedimento técnico); Ana Carolina P. Schlemmer, gerente da área responsável pela norma de montagem do compartilhamento; e Norton Luiz Dalla Vecchia, da área de gestão de Redes e Geoprocessamento.

Segundo Rosauro Baretta, a Redetelesul solicitou a reunião para defender os interesses dos associados. “Existem vários pontos em que os provedores são afetados pelas normas. Explicamos aos técnicos essas questões, pois consideramos fundamental que nós, ISPs, sejamos ouvidos no processo de construção desta regulamentação da Copel”.

O analista comercial Felipe Gabardo, explica que a principal mudança que deve acontecer é uma divisão da Norma Técnica Copel - NTC 855.901, que estabelece os procedimentos e normas para o compartilhamento de infraestrutura.

“A norma 855.901 será dividida em duas: uma será para procedimentos técnicos para compartilhamento e outra específica para montagem”, ressalta Gabardo. Este processo de divisão e elaboração das normas está acontecendo e, segundo o técnico, a Copel faz questão de ouvir os provedores.

“Nós não conseguiríamos ouvir todos os provedores ao mesmo tempo. Então, elogiamos a iniciativa da Redetelesul, entidade representativa no Paraná, que percebe os anseios dos seus associados, organiza as diferentes ideias e nos traz as sugestões. Com vistas a estreitar esse relacionamento, durante a visita, apresentamos para a diretoria da associação representantes de todos os departamentos envolvidos com as mudanças que estamos realizando”.

Gabardo garante também que algumas sugestões técnicas dadas pela Redetelesul serão contempladas na nova normalização, outras sugestões estão em análise e a Copel está à disposição para o acolhimento de novas contribuições. A expectativa é de que as novas normas sejam aprovadas e implantadas ainda este ano.


  WhatsApp