Projeto
Redetelesul e SEAE discutem o Projeto REDE 399

Os diretores da REDETELESUL, Rosauro Baretta (presidente) e Eduardo Moradore Fernandes (vice), estiveram na Secretaria de Assuntos Estratégicos do Paraná em reunião com Jeferson Pereira da Costa, supervisor de Tecnologia de Infraestrutura para Sistemas de Informação da Celepar. O encontrou tratou do tema REDE 399, um dos projetos de maior potencial do governo do estado atualmente.

O assunto já havia sido debatido durante o IBusiness 2016, em Foz do Iguaçu, com a presença do secretário para Assuntos Estratégicos do Estado, Flavio Arns. O objetivo da Rede 399 é levar internet a todas as cidades do Paraná e em toda a área dos municípios, sejam zonas urbana ou rural. A REDETELESUL se comprometeu naquele evento em conhecer melhor o projeto e analisar de que forma poderia colaborar.

“Conforme acertado, fomos entender os rumos tomados até o momento. Trata-se de uma iniciativa interessante, onde o estado promove maior conectividade dos municípios através de um projeto-padrão onde centraliza-se as informações em um ponto central na prefeitura e interliga-se os órgãos municipais exclusivamente por fibra ótica. Além disso, o REDE 399 incentiva a comunicação em todo município, principalmente em zonas rurais”, explica Eduardo Moradore Fernandes.

Para Baretta, existe uma confluência de interesses. “O estado está incentivando os municípios a se modernizarem, a melhorar a comunicação interna e entre os cidadãos, fazendo a melhor gestão dos seus recursos. Por outro lado, os provedores têm interesse em oferecer o serviço. Assim, era preciso apenas equalizar alguns pontos para que pudéssemos entrar no projeto”, comenta Baretta.

Segundo o presidente da REDETELESUL, o objetivo do governo é implantar o projeto em 10 cidades em 2016 e em outras 90 em 2017. Durante o encontro, a associação expôs as dificuldades dos provedores e diversos pontos foram discutidos, com várias soluções apontadas. Ficou claro na reunião, por exemplo, que a Fomento Paraná tem taxas especiais para os provedores que aderirem ao projeto e necessitarem de financiamentos.

Outro ponto importante é que os provedores terão uma isenção de até 95% de ICMS na aquisição em equipamentos e produtos fabricados no Paraná e utilizados no REDE 399. “Como REDETELESUL, consideramos importante estarmos no projeto. O provedor vai construir toda a rede de fibras para a interligação dos vários departamentos do município, sendo dono e responsável pela manutenção e assistência. Com isso, a prefeitura vai ter a certeza de que está sendo atendida por uma empresa profissional e séria, que prestará um serviço de qualidade”, frisa Baretta.

Para Eduardo Moradore, o governo está fazendo sua parte, disponibilizando condições especiais e recursos aos provedores, além de conscientizar as prefeituras sobre as vantagens da adoção de um sistema de comunicação eficaz. Ele acredita que o REDE 399 não é uma ameaça e sim uma oportunidade para os ISPs que terão a oportunidade de participar das licitações e prestar serviços para órgãos públicos. “O próximo passo é analisar os modelos de edital para entender quais os resultados práticos esperados”, comenta o dirigente.

  WhatsApp