Durante entrevista para o âncora da Rádio CBN Maringá, Gilson Aguiar, nesta terça-feira, o presidente da Redetelesul, Rosauro Baretta, falou sobre o iBusiness 2019, que começa nesta quinta-feira, e sobre a realidade dos provedores regionais de internet no Brasil e, em especial, no Paraná.
Rosauro Baretta explicou que um dos objetivos do evento é aproximar os provedores regionais com os expositores, que são as empresas de soluções. Segundo o presidente, os principais fornecedores de soluções, que desenvolvem pesquisas nos Estados Unidos, Japão, China, estarão no iBusiness.
“Eles apontarão para os gestores os caminhos e inovações que virão nos próximos anos e que estarão nas casas e empresas dos usuários finais. São fornecedores de softwares, mas principalmente de estruturas e soluções, como por exemplo a Furukawa e a Cisco”, comentou Baretta.
O dirigente explicou ainda que o mercado de internet no Brasil está em altíssima expansão e que, no Paraná, os provedores regionais estão em 385 municípios, sem contar que existem cidades com mais de um provedor.
Rosauro falou também sobre a qualidade na oferta de internet por parte dos provedores regionais. “Hoje é praticamente impossível encontrar nas cidades um provedor que não ofereça fibra óptica à população. Se só existissem as grandes operadoras, teríamos internet somente em 60 ou 70 cidades do Paraná”, frisou.
Questionado por Gilson Aguiar sobre as dificuldades do setor, Rosauro Baretta apontou dois itens importantes que o governo poderia ajudar a melhorar: facilitar o crédito e diminuir os impostos da internet que chegam próximo dos 40%. “Só ICMS são 29% para quem não está no simples, mais PIS, Cofins, Contribuição Social, entre outros”, cita.
Rosauro acrescentou que a Redetelesul tem trabalhado para conscientizar os governos federal e estadual sobre as necessidades do setor e que foram feitos convites a diversas autoridades para estarem presentes no iBusiness para debater estes temas. Ele também disse que o evento deste ano discutirá temas macro relacionados à política e economia para que os provedores conheçam as tendências futuras.
Ouça a entrevista: https://www.cbnmaringa.com.br/noticia/brasil-tem-internet-eficiente-por-causa-de-pequenas-e-grandes-...