Parceria
BUSCANDO FACILITAR RELAÇÃO COM PROVEDORES

O presidente da REDETELESUL, Rosauro Baretta, se reuniu nesta segunda-feira21/03/2016, em Curitiba, com o Supervisor de Setor de Compartilhamento de Infraestrutura da Copel Distribuição José Zancanella. O tema do encontro foi o compartilhamento de postes, quando Baretta mostrou as dificuldades que os provedores encontram no momento da aprovação de projetos.


“Fomos muito bem recebidos e discutimos várias soluções que vão facilitar a vida dos provedores”, frisou o presidente da REDETELESUL. Entre as soluções discutidas está a elaboração de uma cartilha explicando como utilizar o compartilhamento de postes de forma correta, inserindo as regras da Copel, o que pode ser feito e o que é proibido, entre outras regras.


Outra questão que a REDETELESUL solicitou foi a atualização na Norma Técnica da Copel (NTC), que não é atualizada. “Ressaltamos, por exemplo que a NTC prevê o uso de cordoalhas de aço de 6mm que são ultrapassadas. Hoje existem cordoalhas dielétricas que, inclusive, são utilizadas pela própria Copel. Também existem  as Fibras fibras autossustentadas que têm muita diferença de esforço e peso. Ou seja, a NTC está fora da realidade.


“Precisamos pensar em segurança. As cordoalhas modernas são leves, seguras e contribuem para a prevenção de acidentes, pois diminuem os riscos de choques elétricos”, pondera Baretta. Ele acrescenta que a NTC atual dificulta a aprovação de alguns projetos, pois o esforço calculado entre um poste e outro previsto na norma, está desatualizado com relação as novas formas de construção de cabos de fibra óptica.


A REDETELESUL também solicitou maior uniformidade na política adotada pelas regionais da Copel. Hoje, existem particularidades no atendimento e exigências que são diferentes de acordo com a unidade e isso cria dificuldades para os provedores.


Por fim, Zancanella informou a REDETELESUL que está sendo feito um estudo para mapear os postes de acordo com a utilização das operadoras. “Esta é uma informação importante para facilitar o desenvolvimento dos projetos pelos provedores”, finaliza Baretta.


  WhatsApp