O fechamento do iBusiness 2019 foi feito
pelo consultor Max Gehringer. Conhecido por seus artigos em revistas como
Época, Exame, Você S/A, dentre outras, o comentarista da Rádio CBN e do
programa Fantástico, na TV Globo, falou sobre o tema Gestão de Mudanças.
Segundo Gehringer, uma pergunta que muitos fazem é por quanto tempo haverá um número tão grande de pequenos provedores. Isso porque uma tendência natural do mercado é a fusão entre empresas e a compra das menores pelas maiores. Sobre isso, ele fez uma analogia com a época em que surgiram as redes de supermercados no Brasil.
“Na época, todos diziam que os pequenos mercados iriam desaparecer. Naquele tempo, os pequenos respondiam por 90% do mercado. Hoje, eles detêm 80% do mercado. Ou seja, o que acontece quando surgem os grandes, acontece uma acomodação do mercado. Não necessariamente o desaparecimento dos pequenos.
Gehringer frisou que as empresas grandes perdem o contato direto com os clientes. E os pequenos provedores têm sa vantagem de estar próximos dos clientes, de fazer parte de uma comunidade. “Esse vínculo é muito importante e nenhuma empresa grande consegue ter”.
O palestrante enfatizou que os administradores de empresas nem sempre precisam ser especialistas em determinados setores, mas contratar as pessoas certas para atuar nestes setores. Ele frisou também que é preciso haver confiança nas organizações para que elas possam realizar trabalhos complementares e não concorrentes.
Sobre a educação formal, Gehringer disse que antes os jovens eram preparados para serem empregados e que hoje, com as dificuldades e exigências do mercado, as novas gerações estão empreendendo mais.
Max também disse que quando era executivo, presidente de empresa, ele não se preocupava muito em contratar pessoas com determinadas qualificações. “Eu dava preferência para contratar pessoas agradáveis porque a técnica você ensina, mas é mais difícil ensinar alguém a ser simpático”.
O consultor falou da importância dos consultores para as empresas. O empresário muitas vezes, segundo ele, precisa melhorar algum setor ou serviço e pode buscar no mercado um profissional especialista que o auxilie a realizar as mudanças necessárias.
Sobre a guerra de preços, Gehringer disse que a disputa entre concorrentes não é saudável. Ele explicou que, quando existe guerra de preços, somente os clientes não fidelizados é que mudam. E quem ganha esse cliente, logo vai perdê-lo para outro concorrente com menor preço.