Lacier Dias defende provedores saudáveis financeiramente

O consultor para provedores de internet e redes corporativas Professor Lacier Dias, especializado em Arquitetura, Design e Roteamento para Redes discorreu sobre o tema “Ataque ao ISP - Como se Preparar para o Inevitável”.

Segundo o professor, existe um mercado negro que atrapalha os negócios. Ele explicou que a infraestrutura é um ponto nevrálgico das empresas e estas vêm sendo atacado de forma severa.

Os ataques chegam a 500 gigas de intensidade. Hoje o Brasil é o oitavo lugar no ranking mundial entre os países com maior vulnerabilidade a ataques que são feitos por várias portas, famosas por serem violadas em sua estrutura.

“Vamos pegar um provedor que tem 10 gigas e ocupa 9. Basta um ataque de dois gigas para afetar o negócio de forma grave”, frisa o professor Lacier Dias.

O especialista garantiu que os ataques, em grande parte, são evitáveis por meio de precauções que os provedores podem tomar.

“As empresas podem ter arquiteturas de rede para suportar ataques. É possível ter uma estrutura simples, mas que atenda as necessidades”, ressaltou.

O professor Lacier Dias destacou que é necessário bloquear as portas que estão prontas para ataque e desabilitar recursos que o provedor não usa, como wireless em equipamentos que não possui nem antenas.

Ele também alertou que muitas vezes os provedores adquirem equipamentos desnecessários e, quase sempre, muito caros. “O provedor deve gastar quando precisa. Deve trocar um equipamento por um mais novo, moderno, somente quando a rede estiver com ocupação próxima de 80%”.

De acordo com o professor Lacier Dias, é preciso projetar a arquitetura de rede com eficiência e só então investir em equipamentos. “Assim mantemos a tão difícil relação custo x benefício x performance, para que o provedor possa estar saudável financeiramente e com os clientes sempre bem atendidos”, pontua.


  WhatsApp