iBusiness 2019 começa nesta quinta-feira em Foz do Iguaçu

O maior encontro de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) do Paraná, iBusiness 2019, começa nesta quinta-feira em Foz do Iguaçu, no Hotel Golden Park Internacional, a partir das 10 horas. O evento reúne provedores de internet de todo o estado, fornecedores de soluções para o setor, autoridades e especialistas na área que abordarão as tendências econômicas e de tecnologia.

O iBusiness é realizado pela Associação Nacional das Empresas de Soluções de Internet e Telecomunicações, a Redetelesul. Os associados da entidade atendem 385 cidades, totalizando mais de 350.000 acessos à internet. O público esperado é de 400 pessoas, entre gestores e executivos dos provedores regionais de internet de todo o Paraná, além de representantes das empresas fornecedoras.

Durante o iBusiness haverá 70 estandes com exposição de produtos e serviços de última geração. As palestras a serem realizadas abordarão temas específicos de interesse dos Provedores de Internet, como segurança e prevenção de ataques via internet, Lei das Antenas, questões jurídicas, fiscais e trabalhistas, e compartilhamento de postes, entre outras.

Fora da área técnica, o destaque do encontro é a presença do jornalista político e econômico Alexandre Garcia. Ele abordará o tema “Oportunidades e Tendências para os próximos anos, com o Novo Governo e as transformações digitais”. Outra palestra que chama a atenção é do ex-operário Sam Jolen, que ensinará o público a realizar grandes mudanças na vida.

A força dos provedores regionais

O mercado de internet banda larga fixa no Brasil ainda é dominado pelas grandes operadoras (Claro, Vivo e Oi), mas os provedores regionais são responsáveis ao acesso à rede mundial de computadores na maior parte dos municípios brasileiros e com qualidade. Juntos, eles detêm quase 20% do mercado nacional do setor.

Há alguns anos, os provedores regionais ficavam com as “sobras” das grandes operadoras, ou seja, atuavam na periferia das médias e grandes cidades e na zona rural. Desta forma, eles foram crescendo e hoje disputam mercado inclusive nas zonas urbanas. Esse crescimento varia entre 20 e 25% ao ano graças principalmente aos investimentos altos em fibra óptica.

O presidente da Redetelesul, Rosauro Baretta diz que hoje é praticamente impossível encontrar nas cidades um provedor que não ofereça fibra óptica à população. “Estamos em 385 municípios do Paraná. Se só existissem as grandes operadoras, teríamos internet somente em 60 ou 70 cidades”, frisou.

Entre as dificuldades para que o setor cresça ainda mais, Rosauro Baretta aponta duas: a dificuldade de acesso a crédito bom e justo e a quantidade de impostos. “Estamos pleiteando que o governo facilite o acesso ao crédito e diminua os impostos da internet que chegam próximo dos 40%. Só de ICMS são 29% para quem não está no simples, mais PIS, Cofins, Contribuição Social, entre outros”, cita.

Rosauro acrescentou que a Redetelesul tem trabalhado para conscientizar os governos federal e estadual sobre as necessidades do setor e que foram feitos convites a diversas autoridades para estarem presentes no iBusiness para debater estes temas.

 

iBusiness 2019 - Serviço

Local: Hotel Golden Park Internacional – Foz do Iguaçu

Data de Realização: 28 e 29 de março de 2019.

Organização: Redetelesul – Associação Nacional das Empresas de Soluções de Internet e Telecomunicações.

Público Alvo: Provedores de Acesso a Internet (ISPs); comunidade acadêmica ligada ao setor de comunicação, entidades, empresas e profissionais do setor de internet.

 

Programação e Palestrantes

Dia 28

10 horas – Abertura Oficial

10h30 - Como ir do IPv4 para o IPv6. Cisco, com Adalberto Lins, formado em Engenharia da Computação, é especialista na Cisco do Brasil, em produtos e soluções Cisco para Provedores de Serviços de Internet e Regionais

 

11h15 - Ataque ao ISP - Como se Preparar para o Inevitável, com Lacier Dias, professor de Arquitetura, Design e Roteamento para Redes. É consultor para provedores de internet e redes corporativas e especializado em Treinamento e implantação de arquiteturas para backbone, IPv4/v6, VxLAN, eVPN, BGP-4, Flow, OSPF, MPLS, RSVP-TE, VRF, B-RAS, VSI, segurança, RFC2544, Pseudo Wire, Capacity Planning, HLD, LLD, Network Tuning, VoIP e redes com alta disponibilidade.

13h15 - Aprenda a fazer grandes mudanças na sua vida, com Sam Jolen ex-operário, empresário, palestrante e treinador de Programação Neurolinguística.

14h30 - Regulamentação da Lei das Antenas, com Artur Coimbra, mestre em Direito pela Universidade de Brasília e Diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

15h45 – Atualizações Jurídicas, Fiscais e Trabalhistas para ISPs, com  Dr. Alan Silva Vitor, advogado com atuação em direito das tecnologias com ênfase em telecomunicações e internet, com atuação em procedimentos administrativos junto à Anatel e Comissão Conjunta de Resolução de Conflitos.

 

Dia 29

9h30 - Nic.Br -Aumentando a segurança dos provedores e da internet

10h45 – Copel – Compartilhamento de Postes e Alterações na NTC 855901

13h15 - Desafios e Oportunidades pós FTTH, com Rogério Couto Couto, que tem experiência de 25 anos nas áreas comerciais e estratégicas de empresas de telecomunicações de médio e grande porte nacionais e multinacionais. É consultor e especialista em ISPs; e Ronaldo Couto, que atua no segmento de telecomunicações há mais de 20 anos e presta consultoria de marketing estratégico para desenvolvimento de vantagens competitivas de mercado.

 

15 horas - Oportunidades e Tendências para os próximos anos, com o Novo Governo e as transformações digitais, com Alexandre Garcia, um dos mais renomados jornalistas do Brasil, tendo atuado por 31 anos da Rede Globo de Televisão

20 horas – Jantar Redetelesul/Cisco

 

 

Fonte: Jornalista Dirceu Herrero Gomes – 44 99921

  WhatsApp