Consultor da Cisco fala sobre vantagens do IPv 6

O Engenheiro de Computação da Cisco, Adalberto Lins explicou ao público, durante o iBusiness,  “Como ir do IPv4 para o IPv6”. Lins é especialista em produtos e soluções Cisco para Provedores de Serviços de Internet e Regionais.

Lins lembrou que no ano passado o IPv6 completou dez anos no Brasil. Segundo ele, a utilização do IPv4 está diminuindo a cada dia e a previsão de esgotamento é janeiro de 2020. “Os provedores precisam se atualizar para não travar no seu business e não conseguir mais crescer”, alertou.

Lins ressaltou que, hoje, o Brasil já faz parte da elite dos usuários de IPv6 no mundo. “Muitas empresas têm isso como algo resolvido”, garantiu, acrescentando que, em termos de alocação, as empresas estão com IPv6 em produção e o tráfego efetivo está aumentando.

“Do ponto de vista de telefonia móvel, todas as grandes empresas já suportam o IPv6. O pessoal da Vivo já consegue ter 100% do tráfego de telefonia móvel em IPv6 e, para o tráfego para internet, cerca de 70% já tem IPv6 e não precisam fazer a tradução para 100% da rede”, disse.

O especialista disse que muitas barreiras já foram derrubadas na implementação do IPv6. “Em termos de tecnologia, os problemas de protocolo já não existem, tantos nos dispositivos dos clientes quanto nos ambientes de rede. Ou seja, a base que precisamos está toda pronta”, comentou.

Lins falou sobre as vantagens do IPv6, levou provedores que falaram sobre os passos dados, dificuldades encontradas e vantagens do sistema.

 


  WhatsApp