A expansão da conectividade para áreas rurais e remotas é um dos grandes desafios da transformação digital no Brasil, principalmente considerando os impactos econômicos e sociais visíveis todos os dias. Foi com esse foco que a Redetelesul marcou presença, no último dia 21 de agosto, no evento “Novas formas de Exploração do Espectro – Uma Visão sobre o Futuro da Conectividade no Brasil”, realizado no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí – MG.
O encontro, promovido pelo próprio Inatel em parceria com o NIC.br e a Universidade Federal do Ceará (UFC), reuniu os principais stakeholders do setor de telecomunicações para debater novas tecnologias, legislações e modelos operacionais voltados à ampliação da cobertura de redes móveis em regiões pouco assistidas, uma realidade que representa, justamente, o público-alvo de atuação da Associação.
Durante o evento, foram discutidas alternativas de acesso ao espectro de frequência, com destaque para o modelo TVWS (TV White Spaces), tecnologia que aproveita faixas ociosas do espectro de TV analógica para levar internet a locais de difícil acesso. O workshop abordou não apenas os avanços técnicos, mas também os aspectos econômicos, operacionais e sociais da adoção desse modelo, inclusive com estudos de caso como o cenário da África do Sul.
A Redetelesul, convidada oficialmente para compor o Painel 3 – “Visão das operadoras sobre o TVWS”, levou ao debate sua experiência prática e representatividade enquanto associação que conecta provedores regionais em mais de 250 cidades brasileiras. A participação da entidade reforça seu posicionamento institucional como voz ativa nas discussões sobre inclusão digital, uso inteligente do espectro e fomento à inovação tecnológica no setor.
Com a expectativa da chegada da 6ª geração das redes móveis (6G) na próxima década, eventos como esse são fundamentais para alinhar esforços, promover consensos regulatórios e garantir que as pequenas e médias operadoras tenham espaço, recursos e suporte técnico para continuar promovendo a inclusão digital constantemente.
Para a Redetelesul, fazer parte de um debate como esses é reafirmar seu compromisso com um futuro onde todos possam estar conectados com estruturas funcionais, representatividade e visão estratégica.