Compra de fibra óptica faz parte de linha de crédito para Telecom

A RETELESUL, assim como as outras associações de provedores de internet do Brasil, vem reivindicando melhores condições de financiamento para que as empresas do setor possam melhorar suas estruturas de rede. O tema foi discutido inclusive durante painel no iBusiness, realizado nos dias 15 e 16 deste mês em Foz do Iguaçu.

Esta semana, o setor conseguiu uma grande vitória. A FINEP, braço de investimentos do MCTIC, reestruturou a linha Inova Telecom, lançada em junho passado para financiar a aquisição de equipamentos, e incluiu a compra de fibra óptica entre os dispositivos liberados para a concessão do crédito.

Em entrevista exclusiva ao Portal Convergência Digital, a gerente de Tecnologia da Informação e da Economia Criativa da FINEP, Joana Meirelles, falou sobre o assunto.

"Os projetos têm de ter um custo mínimo de R$ 500 mil e a ausência da fibra óptica atrapalhou bastante a montagem deles. Refizemos o padrão de certificação e delimitamos a participação da fibra óptica em 60% dos projetos. Acreditamos que assim estamos adequando a linha à realidade das empresas de Internet, as principais interessadas na obtenção do crédito", revelou Meirelles.

De acordo com a executiva da FINEP, desde o lançamento da linha Inova Telecom, em junho passado, 35 empresas se cadastraram no sistema, mas apenas oito apresentaram projetos efetivos. Dessas, duas estão em fase de contratação. "Temos a convicção que com a permissão de comprar fibra óptica que essas empresas que se cadastraram vão refazer seus projetos para tentarem a obtenção do crédito", reforça Joana Meirelles.

O valor mínimo para financiamento continua o mesmo: R$ 500 mil. Os recursos são reembolsáveis e serão disponibilizados via Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).  http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=47579&sid=8

 


  WhatsApp