Começou nesta quinta-feira pela manhã o maior encontro de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) do Paraná, o iBusiness 2018. Organizado pela Associação Nacional das Empresas de Soluções de Internet e Telecomunicações (REDETELESUL), o evento está acontecendo no Hotel Golden Park Internacional Foz.
Na abertura, o presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abrint), Basílio Perez, parabenizou a REDETELESUL pelos dez anos da instituição, enfatizando a união existente entre as várias associações de provedores do país, “o que só fortalece o mercado”.
Wardner Maia, presidente do LACNIC, frisou a troca de experiência, companheirismo e emoção ao encontrar tantas lideranças do setor e provedores para troca de ideias e informações.
O presidente da REDETELSUL, Rosauro Baretta, lembrou que as parcerias contribuem para o mercado crescer. Disse que a missão da REDETELESUL é ser uma agência de desenvolvimento dos provedores e que o iBusiness é um momento em que os provedores podem se aproximar dos fornecedores e aproveitar o conteúdo das palestras para aprender um pouco mais sobre aspectos importantes do setor.
Rosauro destacou a ampla programação do evento, dando destaque ao painel com participação da Copel Distribuição que será realizado na sexta-feira. “Temos dificuldade de entender a mecânica do compartilhamento de postes da Copel e amanhã representantes da empresa estarão fazendo palestra sobre esta questão e tirando dúvidas dos provedores”, frisou.
A primeira palestra do dia foi feita por Wardner Maia, presidente do LACNIC, organização sem fins lucrativos que gera os recursos de numeração para a internet na região da América Latina e Caribe. Maia abordou o tema “A escassez do IPV4, a abundância do IPV6 – como implementar o CGNAT de forma correta e com baixo custo, planejamento e implementação do IPV6”.