André Ribeiro ensina como montar um time de sucesso

O Engenheiro de Telecomunicações, André Ribeiro, mostrou aos empresários, durante o iBusiness 2019, “como montar um time de sucesso”. Consultor, Ribeiro é CEO da AR1, especializada em Mentoria e Consultoria de soluções para pequenas empresas, principalmente no segmento de Telecomunicações.

André Ribeiro frisou que é preciso identificar a vocação do profissional e alocá-lo na melhor posição de acordo com o perfil dele.  “Desta forma, antes de contratar, é preciso definir as características comportamentais do futuro colaborador. Saber que comportamento ele precisa ter para desempenhar a melhor produtividade na vaga ofertada. Depois, é que se encaixa a pessoa na vaga”, ensinou.

O consultor disse que, ao conhecer apenas o currículo para contratar alguém, o empresário está conhecendo apenas 15% de uma pessoa. Segundo ele, para escolher o profissional, é preciso analisar no candidato o saber, o ter e o ser. “Saber é o currículo, ter é a habilidade de ele colocar em prática aquilo que aprendeu, e ser é ter atitude”, afirma.

Ribeiro lembrou que muitos empresários contratam pelo currículo e demitem pelo “ser”. Ele também comentou que é preciso mapear as características necessárias para a função; comunicativo ou analítico, ousado ou conservador, racional ou emocional, generalista ou especialista, entre outros comportamentos.

Para André estas características comportamentais estão acima das características técnicas. “A técnica ele aprende”, ensina, ressaltando que ao colocar o profissional em um local em que ele se sinta bem, ele aprenderá as funções e será feliz e produtivo.

Ele adverte que não é possível acertar 100% nas contratações, mas salienta que as ferramentas disponíveis no mercado para análise comportamental, quando usadas adequadamente, diminuem muito as chances de erros.

Em sua empresa, por exemplo, Ribeiro utiliza e oferece aos clientes a ferramenta Disc, que identifica os traços comportamentais predominantes em cada indivíduo. O consultor relatou as principais características do ser humano e fez relação com algumas das funções dos colaboradores das empresas provedoras de internet.


  WhatsApp